sexta-feira, junho 11

Feitio

Há quem afirme, com a leviandade da inexperiência, que muitas coisas passam com a idade. Algumas passam, as que têm a ver com o corpo, mas essas são de menos conta. Importantes, e de desagradável renitência, são as chamadas do feitio.

Eu bem gostaria de ver abrandar a minha impaciência, a pressa dos meus juízos, a rapidez com que dou e aceito simpatias, a ingenuidade das minhas crenças. O menos cotado dos vendedores de banha de cobra, sei-o por experiência, tem em mim vítima fácil. Compro sem ver, acredito firme que promessa e garantia são a mesma coisa.

Levo pontapés, pois levo, mas a culpa é toda minha.

Por isso me deitei a estudar a numerologia de Pitágoras, na esperança de nela encontrar, se não remédio, pelo menos explicação para uma maneira de ser que antes parece virar-se contra mim do que estar do meu lado.

Até à data tem sido pena perdida.