quarta-feira, fevereiro 9

Contas

Desde que me conheço oiço dizer que há beleza na Matemática, poesia na Álgebra, que com  equações se explicam uns quantos segredos do Universo, etc. Tenho a certeza de que assim é, pois a maioria dos que isso afirmam sabem do que falam e provam-no com toda a espécie de maravilhas, a sua ciência voa para lá de Marte e a alturas que desnorteiam o comum.
Quem como eu, nesse particular, caminha ao rés do chão, entretém-se a imaginar que há mistério nos números, que o 13 umas vezes é azarento, outras dá sorte, que com 666 se invoca o Demónio, que o momento fasto para preencher o formulário do Euromilhões é quando o relógio bate o meio-dia.
Dito isto, ocorre-me um outro assunto: a ubiquidade da Internet como que matou o gosto de contar anedotas. Começa você uma e logo o amigo diz que já conhece, leu-a ontem no blogue de fulano.
De modo que não vou arriscar anedota, e isto é capaz de só ser novidade para poucos, mas ao ligar o computador apareceu-me este mistério, que de boa vontade partilho, acrescentando um pedido: haverá por aí alguém que possa explicar? Grato de antemão, pois para quem não entende de números dá dor de cabeça.

We are going to have 4 strange dates
this year: 1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, and 11/11/11.
A lot of 1's and 11's - right? Here comes the strange thing...
Take the last two digits of the year you were born
and add it to the age you will be this year
and you should get 113.
(Someone must have had a lot of time to
work that out .... or mathematical genius!)
(escreva os dois últimos algarismos do ano em que nasceu, junte os da sua idade este ano. O resultado é 113).